Usuários do cartão TRI Vale-Transporte - Dúvidas Frequentes

Como fazer o cartão TRI de vale-transporte?

O Cartão TRI de vale-transporte deve ser solicitado pelo empregador através de um cadastro neste site.

O cancelamento do cartão pode ser feito neste site, pelo app do Cartão TRI ou através do Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, telefone (51) 3027-9959. Na mesma ocasião, o cliente já pode solicitar a nova via. 

Não. O cancelamento do cartão é irreversível.

A solicitação de nova via deve ser feita pelo titular do cartão. O custo é de cinco tarifas de ônibus de Porto Alegre.

A nova via fica disponível em dois dias úteis. Para a retirada, você pode escolher entre a Loja Unificada TRI e TEU, no Largo Visconde do Cairú, 10, no Centro de Porto Alegre (segunda a sexta, das 8h às 17h) ou Posto Integrado TRI Terminal Triângulo na Av. Assis Brasil, 4320 (segunda a sexta, das 8h às 17h30).

Sim. Mas, é necessário portar autorização do titular do cartão, cópia do documento do titular (RG), documento original com foto da pessoa autorizada e a taxa de nova via.

Após o efetivo cancelamento (24h) os créditos remanescentes são transferidos para a nova via.

Não. O cartão tem dois compartimentos: A e B para Vale-Transporte e A e B para Passagem Antecipada. Apesar de estarem armazenados em um mesmo cartão, esses dois produtos não se somam. O primeiro produto a ser identificado nos validadores dos ônibus é o vale-transporte. Depois de zerar completamente o vale-transporte começa a ser descontada automaticamente a passagem antecipada.

O saldo do cartão e os 10 últimos usos podem ser visualizados no aplicativo do TRI, disponível na Play Store e na App Store. O saldo também pode ser visualizado dentro do ônibus, no momento em que o usuário aproxima o cartão do validador, e na Loja Unificada do TRI e do TEU (Largo Visconde do Cairú, 10 – Centro de Porto Alegre), solicitando um extrato. Para solicitar o extrato é necessário levar o documento de identidade e o cartão TRI. A impressão tem um custo de R$1,00 (um real) por folha.

O titular do TRI, com o cartão em mãos e o documento de identidade.

Não é possível transferir créditos. Uma vez depositado o crédito no cartão, o sistema não permite o estorno.

Sim, é possível. Ao utilizar o cartão com os dois tipos de créditos, o vale-transporte será sempre descontado automaticamente. Para descontar créditos de passagem antecipada é necessário avisar o cobrador antes de aproximar o cartão do validador.

Sim. Os créditos são cumulativos.

O cartão TRI tem dois compartimentos. Se esses dois compartimentos estiverem com créditos, as novas recargas ficarão em uma lista de espera até que haja espaço no cartão. Caso não seja essa a situação, é necessário ir à Loja Unificada do TRI e do TEU (Largo Visconde do Cairú, 10 – Centro de Porto Alegre) para fazer uma avaliação do cartão.