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Cartão TRI Passaporte de Isenção

 

O cartão TRI Passaporte de Isenção e o cartão TRI Acompanhante de Isenção são aceitos em todos os ônibus de Porto Alegre.

No caso do idoso, para utilizar o cartão no trem e nos ônibus de Canoas e Esteio que integram com o trem, é preciso ter 65 anos ou mais. 

 

  • Este cartão é destinado a idosos e pessoas com deficiência.

 

Como solicitar o cartão TRI para idoso

É necessário fazer um cadastro no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre (de segunda a sexta, das 8h30 às 16h).

Documentos para o cadastramento de idosos com idade entre 60 a 64 anos:

  • CPF
  • Carteira de identidade
  • Comprovante de renda atual – de até 3 salários mínimos nacionais (quando o idoso fizer a declaração do imposto de renda deverá apresentar recibo e folhas da declaração, para verificação da renda pessoal)
  • Comprovante residencial atual (residência em Porto Alegre)

Documentos para o cadastramento de idosos com idade igual ou superior a 65 anos:

  • CPF
  • Carteira de Identidade

 

Como solicitar o cartão TRI para pessoas com deficiência

É necessário entrar em contato com a sua entidade representativa:

Pessoas com deficiência intelectual:

Associação Pais e Amigos dos Excepcionais / POA.

Galeria do Rosário, 14º andar sala 1416, Fone – 3224.5029.

Pessoas com deficiência física:

Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social

Rua Siqueira Campos, 1.300 – 2º andar, Fone – 3289.1141.

Pessoas com deficiência visual:

Associação de Cegos do Rio Grande do Sul

Rua Vigário José Inácio, 433 - 6º andar, Fone – 3225.3816.

Pessoas com deficiência auditiva:

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

Rua Júlio de Castilhos, 606, sala 305 – Canoas (Estação Niterói), Fone – 3230.3048.

Doentes de AIDS em tratamento:

Serviço de Atendimento Especializado.

Rua Manoel Lobato, 151 Fone 3289.4049.

Crianças e Adolescentes carentes:

Fundação Assistência Social e Cidadania

Ipiranga, 310, Fone 3289.4900.

 

Perda ou roubo do cartão e solicitação de segunda via

Em caso de perda ou roubo, você deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI - (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h - para que o cartão seja cancelado e uma segunda via seja solicitada. Você também pode fazer o pedido de cancelamento aqui mesmo pelo site. O cancelamento do cartão é irreversível.

Para retirar a segunda via é necessário ir à rua Uruguai, nº 45 - Centro de Porto Alegre e pagar a taxa de confecção equivalente a duas tarifas e meia do transporte coletivo de Porto Alegre. O prazo de entrega é de três dias úteis. A quantia de créditos computada na data posterior ao bloqueio do cartão será transferida para a nova via.

 

Leia com atenção: Informações adicionais

Cuide de seu cartão! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.

Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.


Biometria Facial: o que é e como funciona

É uma tecnologia que compara a imagem de quem está utilizando o cartão - de isenção ou com desconto - com a que está no cadastro do usuário, evitando assim que o TRI seja utilizado por quem não é o titular. Para isso, há uma câmera acima do validador do ônibus (equipamento de cobrança da tarifa) que tira fotos do passageiro quando ele passa a roleta.


Se o sistema não reconhecer o usuário como o titular cadastrado, aparecerá no validador do coletivo uma mensagem solicitando o comparecimento à Loja do TRI.


Quando o usuário ler essa mensagem, deverá ir até o Posto Central (rua Uruguai, n° 45) para prestar esclarecimentos.

 

Cartão TRI Acompanhante de Isenção

 

  • Este cartão é destinado a acompanhantes de pessoas com deficiência que possuem isenção da passagem e que não podem se locomover sozinhas.

 

Para informações de como obter esse cartão procure a entidade representativa do beneficiário.

 

Perda ou roubo do cartão e solicitação de segunda via

Em caso de perda ou roubo, você deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI - (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h - para que o cartão seja cancelado e uma segunda via seja solicitada. Você também pode fazer o pedido de cancelamento aqui mesmo pelo site. O cancelamento do cartão é irreversível.

Para retirar a segunda via é necessário ir à rua Uruguai, nº 45 - Centro de Porto Alegre e pagar a taxa de confecção equivalente a duas tarifas e meia do transporte coletivo de Porto Alegre. O prazo de entrega é de três dias úteis. A quantia de créditos computada na data posterior ao bloqueio do cartão será transferida para a nova via.

 

Leia com atenção: Informações adicionais

Cuide de seu cartão! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.

Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

 

Biometria Facial: o que é e como funciona

É uma tecnologia que compara a imagem de quem está utilizando o cartão - de isenção ou com desconto - com a que está no cadastro do usuário, evitando assim que o TRI seja utilizado por quem não é o titular. Para isso, há uma câmera acima do validador do ônibus (equipamento de cobrança da tarifa) que tira fotos do passageiro quando ele passa a roleta.


Se o sistema não reconhecer o usuário como o titular cadastrado, aparecerá no validador do coletivo uma mensagem solicitando o comparecimento à Loja do TRI.


Quando o usuário ler essa mensagem, deverá ir até o Posto Central (rua Uruguai, n° 45) para prestar esclarecimentos.

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