Função GPS

1 – Como obter o aplicativo?

Acesse o aplicativo do cartão TRI e clique no botão “Função GPS”. Você será direcionado para as lojas Google Play ou App Store para baixar o aplicativo CittaMobi.

 

2 – O aplicativo não mostra corretamente ou não encontra a minha localização. O que fazer?

Verifique as configurações de localização e energia do seu dispositivo móvel, bem como as permissões do aplicativo no equipamento.

 

3 – Como saber quais linhas passam na minha parada e em que horário ?

Ao selecionar o mapa do aplicativo, ele já indica as paradas próximas de onde você está. Clique na parada desejada para visualizar os próximos ônibus/linhas e suas previsões de chegada. Clique na linha para ver detalhes do itinerário e os próximos ônibus

 

4 – O que significam as três cores do ícone de sinal do GPS ao lado das previsões de chegada dos ônibus ?

Verde – Sinal em tempo real. O Sinal do GPS está funcionando normalmente, e a previsão de tempo de chegada é mais precisa.

Laranja – Sinal intermitente. O GPS do carro não está transmitindo no momento, mas faz pouco tempo que está sem comunicar, podendo voltar a qualquer instante. Previsão de horário menos precisa que poderá sofrer variações.

Cinza – Veículo sem sinal ou viagem não iniciada. É a previsão estática, este ônibus pode ainda não ter saído do terminal ou estar sem comunicação neste momento. Previsão de horário baseada na programação horária das linhas. Poderá sofrer grandes variações em relação à chegada realizada.

 

5 – Por que os horários de saída nos terminais sempre são cinza?

Isso ocorre por que não é possível garantir que todo ônibus que chega ao terminal sairá na sequência, consequentemente o aplicativo não pode garantir que um determinado horário que ainda não começou será realizado pelo ônibus que está chegando.

 

6 – O aplicativo estava informando que faltava <1 min (menos de um minuto) para o ônibus passar na parada, mas quando cheguei o ônibus já tinha passado. É normal acontecer isso?

O aplicativo informa o tempo aproximado, podendo variar de acordo com trânsito e o tempo de embarque/desembarque de passageiros nas paradas. Para evitar esse tipo de inconveniente, o ideal é que o usuário chegue com um pouco mais de antecedência na parada.

 

7 – Por que o tempo previsto de chegada exibido no aplicativo fica mudando ?

O aplicativo informa o tempo aproximado, que pode variar de acordo com trânsito e o tempo de embarque/desembarque de passageiros nas paradas. Este tempo é constantemente recalculado, e será sempre atualizado em seu dispositivo móvel.

 

8 – Como consultar linhas e seus itinerários ?

Para buscar linhas e itinerários acesse o menu e clique na opção “Buscar Linha”. Digite o código ou o nome da linha, e dentre as opções que surgirem verifique o sentido da viagem.

 

9 – Como saber quais linhas utilizar para chegar ao meu destino ?

Selecione no menu a opção “Traçar Rota” e informe local de origem e de destino da viagem. As sugestões de linha são informadas em ordem de tempo de deslocamento, incluindo a previsão de tempo de espera nas paradas.

 

10 – Todos os dias utilizo a mesma linha a partir dos mesmos pontos de parada, como faço para facilitar o acesso ao seu horário previsto ?

Você pode marcar como favoritos tanto ponto de parada quanto linhas, clicando no ícone “estrela” que aparece no topo da tela quando o aplicativo estiver exibindo as previsões de chegada de um ponto ou linha detalhada. Coloque um nome sugestivo para facilitar a identificação. Para acessar rapidamente as linhas ou pontos marcados, selecione no menu a opção “Meus Favoritos”. No mapa, as paradas marcadas como favoritas aparecem em laranja.

 

11 – É necessário fazer o cadastro para utilizar o aplicativo?

Não, você poderá utilizar o aplicativo mesmo sem fazer o cadastro, porém não poderá porém não poderá fazer reportes de linhas, veículos e paradas de ônibus.

 

12 – Como eu faço para o aplicativo somente informar os ônibus adaptados e acessíveis?

No menu do aplicativo, selecione “Configurações” e ligue a opção “Acessibilidade”. Por padrão, todos os veículos com e sem acessibilidade aparecem em todas as buscas. Mas, se aplicar o filtro de acessibilidade aparecerá no aplicativo apenas os horários acessíveis, ficando os demais de fora da lista.

 

13 – O Aplicativo não me avisou quando desembarcar na parada selecionada, o que fazer?

No menu do aplicativo, selecione “Configurações” e ligue a opção “Notificações”

 

14 – As paradas não estão aparecendo no aplicativo, o que fazer?

Certifique-se que seu dispositivo móvel tenha acesso à internet. Aproxime o mapa através do botão “+” (zoom)

 

15 – Estou em um terminal e aparecem duas seções de previsões, uma com rótulo de chegadas e outra de saídas. Por que?

Em terminais, os comportamentos de paradas de ônibus são diferentes. Por se tratarem de pontos de final de viagem, o aplicativo separa aqueles horários que são chegadas ao terminal, e mostram os sinais de GPS (verde, laranja e cinza) dos mesmos. Também apresentam as saídas dos terminais, e estas sempre em cinza, pois se tratam de viagens que ainda não começaram e por isso não podem aparecer online.

 

16 – Estava acompanhando o ônibus pelo mapa do itinerário e perdi o ônibus.

O mapa com itinerário e os ônibus visíveis nos mesmos são meramente ilustrativos. Os ícones de ônibus no mapa “pulam” direto de uma parada para outra e portanto não são atualizados com a mesma frequência que as previsões de horários. Para esperar seu ônibus utilize sempre a previsão disponível na parada, o mapa deve ser utilizado apenas para conhecer o itinerário e selecionar pontos de embarque e desembarque.

 

17 – Estou há vários minutos esperando meu ônibus e o tempo de previsão permanece o mesmo, não diminui com o passar do tempo.

Se a sua previsão estiver online (verde), o seu ônibus deve estar mesmo a este tempo de distância para chegar ao seu ponto, entretanto é possível que tenha havido algum problema no itinerário como um acidente, um congestionamento ou ainda outro inconveniente. Permaneça acompanhando o seu horário que quando o ônibus estiver liberado ele será atualizado. Fique atento também à comunicados na tela do App para eventuais incidentes na sua linha.

 

18 – Como posso obter maiores informações sobre o uso do aplicativo ?

Selecione no menu a opção “Ajuda”, ou acesse o site www.tripoa.net.br/GPS