Acesse o aplicativo do cartão TRI e clique no botão “Função GPS”. Você será direcionado para as lojas Google Play ou App Store para baixar o aplicativo CittaMobi.
Verifique as configurações de localização e energia do seu dispositivo móvel, bem como as permissões do aplicativo no equipamento.
Ao selecionar o mapa do aplicativo, ele já indica as paradas próximas de onde você está. Clique na parada desejada para visualizar os próximos ônibus/linhas e suas previsões de chegada. Clique na linha para ver detalhes do itinerário e os próximos ônibus
Verde – Sinal em tempo real. O Sinal do GPS está funcionando normalmente, e a previsão de tempo de chegada é mais precisa.
Laranja – Sinal intermitente. O GPS do carro não está transmitindo no momento, mas faz pouco tempo que está sem comunicar, podendo voltar a qualquer instante. Previsão de horário menos precisa que poderá sofrer variações.
Cinza – Veículo sem sinal ou viagem não iniciada. É a previsão estática, este ônibus pode ainda não ter saído do terminal ou estar sem comunicação neste momento. Previsão de horário baseada na programação horária das linhas. Poderá sofrer grandes variações em relação à chegada realizada.
Isso ocorre por que não é possível garantir que todo ônibus que chega ao terminal sairá na sequência, consequentemente o aplicativo não pode garantir que um determinado horário que ainda não começou será realizado pelo ônibus que está chegando.
O aplicativo informa o tempo aproximado, podendo variar de acordo com trânsito e o tempo de embarque/desembarque de passageiros nas paradas. Para evitar esse tipo de inconveniente, o ideal é que o usuário chegue com um pouco mais de antecedência na parada.
O aplicativo informa o tempo aproximado, que pode variar de acordo com trânsito e o tempo de embarque/desembarque de passageiros nas paradas. Este tempo é constantemente recalculado, e será sempre atualizado em seu dispositivo móvel.
Para buscar linhas e itinerários acesse o menu e clique na opção “Buscar Linha”. Digite o código ou o nome da linha, e dentre as opções que surgirem verifique o sentido da viagem.
Selecione no menu a opção “Traçar Rota” e informe local de origem e de destino da viagem. As sugestões de linha são informadas em ordem de tempo de deslocamento, incluindo a previsão de tempo de espera nas paradas.
Você pode marcar como favoritos tanto ponto de parada quanto linhas, clicando no ícone “estrela” que aparece no topo da tela quando o aplicativo estiver exibindo as previsões de chegada de um ponto ou linha detalhada. Coloque um nome sugestivo para facilitar a identificação. Para acessar rapidamente as linhas ou pontos marcados, selecione no menu a opção “Meus Favoritos”. No mapa, as paradas marcadas como favoritas aparecem em laranja.
Não, você poderá utilizar o aplicativo mesmo sem fazer o cadastro, porém não poderá porém não poderá fazer reportes de linhas, veículos e paradas de ônibus.
No menu do aplicativo, selecione “Configurações” e ligue a opção “Acessibilidade”. Por padrão, todos os veículos com e sem acessibilidade aparecem em todas as buscas. Mas, se aplicar o filtro de acessibilidade aparecerá no aplicativo apenas os horários acessíveis, ficando os demais de fora da lista.
No menu do aplicativo, selecione “Configurações” e ligue a opção “Notificações”
Certifique-se que seu dispositivo móvel tenha acesso à internet. Aproxime o mapa através do botão “+” (zoom)
Em terminais, os comportamentos de paradas de ônibus são diferentes. Por se tratarem de pontos de final de viagem, o aplicativo separa aqueles horários que são chegadas ao terminal, e mostram os sinais de GPS (verde, laranja e cinza) dos mesmos. Também apresentam as saídas dos terminais, e estas sempre em cinza, pois se tratam de viagens que ainda não começaram e por isso não podem aparecer online.
O mapa com itinerário e os ônibus visíveis nos mesmos são meramente ilustrativos. Os ícones de ônibus no mapa “pulam” direto de uma parada para outra e portanto não são atualizados com a mesma frequência que as previsões de horários. Para esperar seu ônibus utilize sempre a previsão disponível na parada, o mapa deve ser utilizado apenas para conhecer o itinerário e selecionar pontos de embarque e desembarque.
Se a sua previsão estiver online (verde), o seu ônibus deve estar mesmo a este tempo de distância para chegar ao seu ponto, entretanto é possível que tenha havido algum problema no itinerário como um acidente, um congestionamento ou ainda outro inconveniente. Permaneça acompanhando o seu horário que quando o ônibus estiver liberado ele será atualizado. Fique atento também à comunicados na tela do App para eventuais incidentes na sua linha.
Selecione no menu a opção “Ajuda”, ou acesse o site www.tripoa.net.br/GPS
(51) 3027.9959
De segunda a sexta das 8h às 17h30.
Aos sábados, domingos e feriados das 8h às 12h e das 14h às 17h30*
Largo Visconde do Cairú, n° 10 (térreo) – Centro de Porto Alegre
De segunda a sexta, das 8h às 17h.