Para saber se você tem direito ao benefício e como solicitar o cartão TRI Escolar entre em contato com a sua entidade representativa (ver opções no item Entidades Representativas) ou acesse https://prefeitura.poa.br/eptc/passagem-escolar-tri-escolar
Para acessar o Decreto Municipal n° 22.320, de 24 de novembro de 2023, que reajusta as faixas de renda (renda familiar per capita) para obtenção do benefício escolar, clique aqui.
Confira todas as entidades representativas clicando aqui
A compra de créditos pode ser feita aqui pelo site, pelo aplicativo do TRI ou em algum dos postos de recarga. Se você fizer a compra de forma online, por PIX, cartão de crédito ou débito, a recarga fica disponível nos ônibus em até 30 minutos (prazo pode variar conforme a comunicação com a rede móvel 3G). Também é possível fazer a compra por boleto. Neste caso, os créditos ficam disponíveis 1 dia após a confirmação do pagamento.
Se você adquirir os créditos na *Loja Unificada TRI e TEU (Largo Visconde do Cairú, n°10 – térreo – Centro de Porto Alegre) ou no Posto Triângulo (Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo), a compra é feita diretamente no guichê de atendimento e a recarga acontece na hora. O pagamento nos postos pode ser realizado em dinheiro ou por pix.
A carga mínima é de R$20,00 e a máxima é o total da sua cota mensal (75 ou 100 e 150 para quem comprova necessidade). Você pode adquirir todas as passagens de uma só vez ou pode fazer até quatro compras por mês.
IMPORTANTE: o seu cartão comporta duas recargas. É preciso que uma das duas recargas seja totalmente utilizada para que haja espaço para uma nova inserção de créditos nos postos.
O crédito escolar tem prioridade no ônibus, ou seja, se houver passagem antecipada no seu cartão, ela só será descontada quando acabarem os seus créditos escolares ou quando houver mais de uma utilização do cartão na mesma viagem.
Posto 01 – *Loja Unificada TRI e TEU: Largo Visconde do Cairú, 10 (térreo) – Centro
Segunda a sexta – 8h às 17h
Posto 02 – Posto Integrado TRI Terminal Triângulo: Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo.
Segunda a sexta – 8h às 17h30
Em caso de perda ou roubo, você deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI – (51) 3027.9959, das 8h às 17h30 de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 17h30 – para que o cartão seja cancelado. Você também pode fazer o pedido de cancelamento pelo app do TRI ou aqui mesmo pelo site. Os créditos serão bloqueados em até 30 minutos nos ônibus de Porto Alegre. Nas lotações, o cancelamento ocorre em até 24h.
O cancelamento do cartão é irreversível.
Após, você deve se dirigir à entidade que está vinculado (ver item Entidades representativas), solicitar uma nova via e pagar a taxa de confecção (até 06 tarifas integrais vigentes do transporte coletivo de Porto Alegre). O prazo de entrega será informado no momento da solicitação. Assim que retirar o seu cartão na entidade, você deve ir a um posto de recarga para validar os créditos. A quantia de créditos computada na data posterior ao bloqueio do cartão será transferida para a nova via.
Denuncie qualquer irregularidade à EPTC pelo 118 ou 156. O prazo máximo para confecção da carteira de passagem escolar é de 15 dias úteis a contar da data de solicitação. Não aceite cobranças abusivas. O valor máximo da taxa de confecção da carteira escolar é de 06 tarifas integrais vigentes do transporte coletivo de Porto Alegre.
Não permita a utilização de seu cartão escolar por terceiros, evitando o cancelamento do seu benefício.
Cuide de seu cartão escolar! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.
É uma tecnologia que compara a imagem de quem está utilizando o cartão – de isenção ou com desconto – com a que está no cadastro do usuário, evitando assim que o TRI seja utilizado por quem não é o titular. Para isso, há uma câmera acima do validador do ônibus (equipamento de cobrança da tarifa) que tira fotos do passageiro quando ele passa a roleta.
Se o sistema não reconhecer o usuário como o titular cadastrado, aparecerá no validador do coletivo uma mensagem solicitando o comparecimento à Loja do TRI.
Quando o usuário ler essa mensagem, deverá ir até o Posto TRI Terminal Triângulo (av. Assis Brasil, 4320) para prestar esclarecimentos ou encaminhar e-mail para biometria@eptc.prefpoa.com.br para verificar a situação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Em caso de bloqueio do cartão, o desbloqueio ocorre em 24h a partir da atualização cadastral.
(51) 3027.9959
De segunda a sexta das 8h às 17h30.
Aos sábados, domingos e feriados das 8h às 12h e das 14h às 17h30*
Largo Visconde do Cairú, n° 10 (térreo) – Centro de Porto Alegre
De segunda a sexta, das 8h às 17h.