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Cartão TRI Passaporte de Isenção

 

O cartão TRI Passaporte de Isenção e o cartão TRI Acompanhante de Isenção são aceitos em todos os ônibus de Porto Alegre.

No caso do idoso, para utilizar o cartão no trem é preciso ter 65 anos ou mais. 

 

  • Este cartão é destinado a idosos e pessoas com deficiência.

 

Como solicitar o cartão TRI para idoso

É necessário fazer um cadastro no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre (de segunda a sexta, das 8h30 às 16h). É preciso ter idade igual ou superior a 65 anos. Documentos:

  • CPF
  • Carteira de Identidade

Como fazer o recadastramento para quem tem entre 60 e 64 anos

A partir da Lei n° 12.503, de 25 de janeiro de 2019, a idade mínima para isenção no transporte coletivo de Porto Alegre passou a ser 65 anos. As pessoas que adquiriram o benefício antes da nova lei permanecem com o direito à isenção desde que realizem anualmente o recadastramento. Para isso, é necessário ir ao Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre (de segunda a sexta, das 8h30 às 16h).Os documentos para o recadastramento são:

- Carteira de identidade

- Comprovante de residência (é preciso residir em Porto Alegre)

- Comprovante de renda (contra cheque; extrato do INSS ou IR).

Cronograma:

- Beneficiário isento com aniversário nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril ou maio: comparecimento pessoal até 31/05/2019;

- Beneficiário isento com aniversário nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro ou dezembro: comparecimento pessoal até o último dia útil do mês do aniversário;

- A partir do ano de 2020, o comparecimento pessoal de todos os isentos entre 60 e 64 anos deverá ser realizado até o último dia útil do mês do aniversário.

 

Como solicitar o cartão TRI para pessoas com deficiência

É necessário entrar em contato com a sua entidade representativa:

Pessoas com deficiência intelectual:

APAE – Ass. Pais e Amigos dos Excepcionais/POA 

Galeria do Rosário, 14º andar sala 1416 – Bairro Centro/POA    Fone (51)  3022-5072  E-mail: apaeportoalegre@apaepoa.org.br

CEREPAL  

Rua Brigadeiro Oliveira Nery, 100 e 115 – Bairro Passo D’Areia/POA   Fone (51) 3342-9753 E-mail: asocial.katia@cerepal.org.br

TRISTÃO SUCUPIRA

Av. Economista Nilo Wulff, 955 – Bairro Restinga Nova -  Fone (51) 3250-1527  E-mail: eliascunhafonseca@yahoo.com,br

AGAFAPE -   Esquizofrenia

Rua dos Andradas, 1560 – Bairro Centro/POA   Fone (51) 3227-3065   E-mail: agafape@agafape.org.br


Pessoas com deficiência física e visual:

EPEI – Equipe de Passagem Escolar e Isenções 

Rua Uruguai, 45 – Bairro CENTRO/POA  Fone (51) 3289-4472/4473  E-mail: isencoes-tri@eptc.prefpoa.com.br


Pessoas com deficiência renal crônica:

SOS RIM

Rua Siqueira Campos, 1181 – Bairro Centro/POA  Fone (51) 3026-7552  E-mail:atendimento@bancoderemedios.org

ARPA  

Rua Catarino Andreata, 155 – Bairro Vila Nova/POA  Fone (51) 3246-7670  E-mail: secretariasdoser@gmail.com



Pessoas com deficiência auditiva:

FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos  

Trav. Acelino de Carvalho n° 21/ sl 08 - Fone (51) 3321-4244 - E-mail: feneis@terra.com.br 


Doentes de AIDS em tratamento:

HOSPITAL DE CLÍNICAS  -  

Av. Ramiro Barcelos, 2350 – Bairro Santana/POA  Fone (51)  3359.8000  E-mail: sbittencourt@hcpa.edu.br

HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON 

Av. Bento Gonçalves, 3722 – Bairro Partenon/POA   Fone (51) 3336-1444  E-mail: sathsp@saude.rs.gov.br

HOSPITAL FÊMINA 

Rua Mostardeiro, 17 – Bairro Independência/POA    Fone (51) 3314-5227   E-mail: admhfe@ghc.com,br

HOSPITAL CONCEIÇÃO

Rua Francisco Trein, 596 – Bairro Cristo Redentor/POA  Fone (51) 3357-2322  E-mail: ssocialinterna@ghc.com.br

CASA FONTE COLOMBO

Rua Hoffmann, 499 – Bairro Floresta/POA  Fone (51) 3346-6405  E-mail: secretaria@fontecolombo.org.br

SANTA MARTA

Rua Capitão Montanha, 24 – Bairro  Centro/POA  Fone (51) 3289-2925  E-mail: saesantamarta@gmail.com

POSTÃO DA CRUZEIRO

SAE - Serviço de Atendimento Especializado 

Rua Manoel Lobato, 151  - Bairro  Cruzeiro/POA   Fone: (51) 3289-4049, 3289-4051, 3289-4048  E-mail: carloshk@sms.prefpoa.com.br

SAE - Serviço de Atendimento Especializado IAPI

Rua Três de Abril n° 90 - Bairro Passo D’areia/POA  Fone: (51) 3289-3414  E-mail:lisiane@gd5.prefpoa.com.br


 

Perda ou roubo do cartão e solicitação de segunda via

Em caso de perda ou roubo, você deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI - (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h - para que o cartão seja cancelado e uma segunda via seja solicitada. Você também pode fazer o pedido de cancelamento aqui mesmo pelo site. O cancelamento do cartão é irreversível.

Para retirar a segunda via é necessário ir à rua Uruguai, nº 45 - Centro de Porto Alegre e pagar a taxa de confecção equivalente a duas tarifas e meia do transporte coletivo de Porto Alegre. O prazo de entrega é de três dias úteis. A quantia de créditos computada na data posterior ao bloqueio do cartão será transferida para a nova via.

 

Leia com atenção: Informações adicionais

Cuide de seu cartão! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.

Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.


Biometria Facial: o que é e como funciona

É uma tecnologia que compara a imagem de quem está utilizando o cartão - de isenção ou com desconto - com a que está no cadastro do usuário, evitando assim que o TRI seja utilizado por quem não é o titular. Para isso, há uma câmera acima do validador do ônibus (equipamento de cobrança da tarifa) que tira fotos do passageiro quando ele passa a roleta.


Se o sistema não reconhecer o usuário como o titular cadastrado, aparecerá no validador do coletivo uma mensagem solicitando o comparecimento à Loja do TRI.


Quando o usuário ler essa mensagem, deverá ir até o Posto Central (rua Uruguai, n° 45) para prestar esclarecimentos.

 

Cartão TRI Acompanhante de Isenção

 

  • Este cartão é destinado a acompanhantes de pessoas com deficiência que possuem isenção da passagem e que não podem se locomover sozinhas.

 

Para informações de como obter esse cartão procure a entidade representativa do beneficiário.

 

Perda ou roubo do cartão e solicitação de segunda via

Em caso de perda ou roubo, você deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI - (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h - para que o cartão seja cancelado e uma segunda via seja solicitada. Você também pode fazer o pedido de cancelamento aqui mesmo pelo site. O cancelamento do cartão é irreversível.

Para retirar a segunda via é necessário ir à rua Uruguai, nº 45 - Centro de Porto Alegre e pagar a taxa de confecção equivalente a duas tarifas e meia do transporte coletivo de Porto Alegre. O prazo de entrega é de três dias úteis. A quantia de créditos computada na data posterior ao bloqueio do cartão será transferida para a nova via.

 

Leia com atenção: Informações adicionais

Cuide de seu cartão! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.

Utilize seu cartão de forma adequada, ele é pessoal e intransferível.

 

Biometria Facial: o que é e como funciona

É uma tecnologia que compara a imagem de quem está utilizando o cartão - de isenção ou com desconto - com a que está no cadastro do usuário, evitando assim que o TRI seja utilizado por quem não é o titular. Para isso, há uma câmera acima do validador do ônibus (equipamento de cobrança da tarifa) que tira fotos do passageiro quando ele passa a roleta.


Se o sistema não reconhecer o usuário como o titular cadastrado, aparecerá no validador do coletivo uma mensagem solicitando o comparecimento à Loja do TRI.


Quando o usuário ler essa mensagem, deverá ir até o Posto Central (rua Uruguai, n° 45) para prestar esclarecimentos.

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