O Cartão TRI de vale-transporte deve ser solicitado pelo empregador através de um cadastro neste site.
O cancelamento do cartão pode ser feito neste site ou através do Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, telefone (51) 3027-9959. O cancelamento também pode ser solicitado pessoalmente no CIPEI, que fica na rua Uruguai, n° 45, no Centro de Porto Alegre (segunda a sexta, das 8h30 às 17h30). Na mesma ocasião, o cliente já pode solicitar a nova via.
Para ocorrer o cancelamento do cartão é necessário que a informação seja repassada a todos os ônibus da Capital. Essa comunicação acontece à noite, quando os coletivos encerram as atividades e vão para a garagem da empresa. No local, há uma antena de radiofrequência que permite a troca de dados entre os ônibus e os computadores da garagem. Sendo assim, o efetivo cancelamento ocorre em até 24 horas.
Não. O cancelamento do cartão é irreversível.
A solicitação de nova via deve ser feita pelo titular do cartão. O custo é de cinco tarifas de ônibus de Porto Alegre.
A nova via fica disponível em dois dias úteis. O local de retirada é o CIPEI, localizado na rua Uruguai, n° 45, no Centro de Porto Alegre (segunda a sexta, das 8h30 às 17h30).
Sim. Mas, é necessário portar autorização do titular do cartão, cópia do documento do titular (RG), documento original com foto da pessoa autorizada e a taxa de nova via.
Após o efetivo cancelamento (24h) os créditos remanescentes são transferidos para a nova via.
Não. O cartão tem dois compartimentos: A e B para Vale-Transporte e A e B para Passagem Antecipada. Apesar de estarem armazenados em um mesmo cartão, esses dois produtos não se somam. O primeiro produto a ser identificado nos validadores dos ônibus é o vale-transporte. Depois de zerar completamente o vale-transporte começa a ser descontada automaticamente a passagem antecipada.
O saldo do cartão pode ser visualizado no aplicativo do TRI, disponível na Play Store e na App Store. Também pode ser visualizado dentro do ônibus, no momento em que o usuário aproxima o cartão do validador, e no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC (Rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre). Para solicitar o extrato é necessário levar o documento de identidade e o cartão TRI. A impressão do extrato tem um custo de R$1,00 (um real) por folha.
O titular do TRI, com o cartão em mãos e o documento de identidade.
Não é possível transferir créditos. Uma vez depositado o crédito no cartão, o sistema não permite o estorno.
Sim, é possível. Ao utilizar o cartão com os dois tipos de créditos, o vale-transporte será sempre descontado automaticamente. Para descontar créditos de passagem antecipada é necessário avisar o cobrador antes de aproximar o cartão do validador.
Sim. Os créditos são cumulativos e não possuem prazo de validade.
O cartão TRI tem dois compartimentos. Se esses dois compartimentos estiverem com créditos, as novas recargas ficarão em uma lista de espera até que haja espaço no cartão. Caso não seja essa a situação, é necessário ir ao Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da ETPC (Rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre) para fazer uma avaliação do cartão.