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Cartão TRI Passagem Escolar

 

 

O cartão TRI Passagem Escolar é aceito em todos os ônibus de Porto Alegre. Para utilizar o cartão no trem, nos ônibus de Canoas e Esteio que integram com o trem e nas lotações é preciso adquirir passagem antecipada.

 

O valor da passagem escolar é atualmente R$ 2,02.

 

  • Este cartão é destinado a estudantes e professores
 

Como solicitar o Cartão TRI Escolar

1 - Vá até a entidade responsável pelo seu cadastramento:

Estudantes do Ensino Médio, Fundamental, Técnico Profissionalizante, Pré-vestibulares:
Grêmio Estudantil da sua escola ou UMESPA (Posto Centro: Av. Desembargador André da Rocha, 216 - Centro Histórico - das 9h às 18h, de segunda a sexta. Fone: (51) 3023.3936. Posto Zona Norte: Av. Assis Brasil, terminal Triângulo - das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. Fone: 3022.6075 e whatsApp pra informações da carteira 51 99929.2449).

Estudantes Universitários:
DAs e DCEs da sua faculdade ou UNE (rua Riachuelo, 1257, sala 206. Fone: (51) 98109.1930).

Professores da rede estadual:

CPERS (Av. Alberto Bins, 480 - das 9h às 17h, de segunda a quinta, e das 9h às 11h30 nas sextas, fone – (51) 3254-6000).

Professores da rede municipal:

ATEMPA (Praça Osvaldo Cruz, 15 sala 1108 Ed. Coliseu, fone – (51) 3286-7370).

Professores da rede particular de ensino.

SINPRO (Av. João Pessoa, 919 - das 9h às 18h, de segunda a sexta, fone – (51) 4009-2900).

Professores da UFRGS:

ADUFRGS (Av. Otávio Correa, 45 - das 9h às 18h, de segunda a sexta, fone – (51) 3228-1188).

              (Av. Bento Gonçalves, 9.500 - das 9h às 13h30 e das 14h30 às 18h, de segunda a sexta, fone - (51) 3308.7388)

 

2 - Preencha o formulário fornecido pela entidade e apresente os seguintes documentos:

  • 1 foto 3x4 atual.
  • Cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento para menores de 18 anos. Cópia da carteira de identidade para maiores de 18 anos.
  • Comprovante de residência atualizado (somente para alunos e professores que residem em Porto Alegre, mas estudam ou lecionam em outra cidade).
  • Cópia do CPF (não é aceito o CPF de pais ou responsáveis)

Estudantes devem fornecer atestado escolar original (ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante, pré-vestibular e pré-ENEM) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior).

Professores devem fornecer cópia do contracheque (atualizado) que comprove a atividade exercida e o não-recebimento de vale-transporte. No caso dos professores estaduais, para comprovação da atividade profissional é necessária cópia do retrato funcional (atualizado).

Estrangeiros devem fornecer cópia de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou cópia do protocolo do RNE e tela impressa do SINCRE (Sistema Nacional de Cadastro de Registro de Estrangeiros).

 

3 - Pague a taxa de confecção (na entidade estudantil), com valor não superior a 12 passagens escolares.


 

Renovação anual

Ocorre sempre no início de cada ano letivo.

Para a renovação você deve ir até a sua entidade representativa (ver opções no item Entidades Representativas). É necessário:

  • Seu Cartão Tri.
  • Cópia do seu cartão Tri.
  • Cópia do CPF (não é aceito o CPF de pais ou responsáveis)
  • FIB preenchido (formulário de inscrição do beneficiário – entregue pela entidade)
  • Pagamento máximo de 12 passagens escolares.

Estudantes devem fornecer atestado escolar original (ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante, pré-vestibular e pré-ENEM) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior).

Professores devem fornecer cópia do contracheque (atualizado) que comprove a atividade exercida e o não-recebimento de vale-transporte. No caso dos professores estaduais, para comprovação da atividade profissional é necessária cópia do retrato funcional (atualizado).

 

*O cartão ficará revalidado no prazo informado pela entidade.

  

Entidades representativas

Estudantes do Ensino Médio, Fundamental, Técnico Profissionalizante, Pré-vestibulares:
Grêmio Estudantil da sua escola ou UMESPA (Posto Centro: Av. Desembargador André da Rocha, 216 - Centro Histórico - das 9h às 18h, de segunda a sexta. Fone: (51) 3023.3936. Posto Zona Norte: Av. Assis Brasil, terminal Triângulo - das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. Fone: 3022.6075 e whatsApp pra informações da carteira 51 99929.2449).

Estudantes Universitários:
DAs e DCEs da sua faculdade ou UNE (rua Riachuelo, 1257, sala 206. Fone: (51) 98109.1930).

Professores da rede estadual:

CPERS (Av. Alberto Bins, 480 - das 9h às 17h, de segunda a quinta, e das 9h às 11h30 nas sextas, fone – (51) 3254-6000).

Professores da rede municipal:

ATEMPA (Praça Osvaldo Cruz, 15 sala 1108 Ed. Coliseu, fone – (51) 3286-7370).

Professores da rede particular de ensino.

SINPRO (Av. João Pessoa, 919 - das 9h às 18h, de segunda a sexta, fone – (51) 4009-2900).

Professores da UFRGS:

ADUFRGS (Av. Otávio Correa, 45 - das 9h às 18h, de segunda a sexta, fone – (51) 3228-1188).

              (Av. Bento Gonçalves, 9.500 - das 9h às 13h30 e das 14h30 às 18h, de segunda a sexta, fone - (51) 3308.7388)

 

Compra e recarga de créditos

A compra de créditos pode ser feita aqui mesmo pelo site ou em algum dos postos de recarga. Se você fizer pelo site, a recarga ocorre no ônibus em 4 dias úteis após a confirmação do pagamento.

Se você adquirir os créditos no Posto 1 (Rua Uruguai, 45) ou no Posto 2 (Av. Assis Brasil - Terminal Triângulo), a compra é feita diretamente no guichê de atendimento e a recarga acontece na hora.

A carga mínima é o valor equivalente a dez passagens escolares e a máxima é o total da sua cota mensal (75 ou 100 e 150 para quem comprova necessidade). Você pode adquirir todas as passagens de uma só vez ou pode fazer até quatro compras por mês. A segunda, terceira e quarta recargas só podem ser feitas no Posto 1 e no Posto 2.

 

IMPORTANTE: o seu cartão comporta duas recargas. É preciso que uma das duas recargas seja totalmente utilizada para que haja espaço para uma nova inserção de créditos.

  

Postos de recarga

Posto 01 – Central: Rua Uruguai, 45 – Centro

Segunda a sexta - 8h30 às 17h30

Posto 02 – Norte: Av. Assis Brasil - Terminal Triângulo.

Segunda a sexta - 8h às 17h30

 

Perda ou roubo do cartão e solicitação de segunda via

Em caso de perda ou roubo, você deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI - (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h - para que o cartão seja cancelado. Você também pode fazer o pedido de cancelamento aqui mesmo pelo site. Os créditos serão bloqueados em até 24 horas. O cancelamento do cartão é irreversível.

Após, você deve se dirigir à entidade que está vinculado (ver item Entidades representativas), solicitar uma nova via e pagar a taxa de confecção (até 12 tarifas escolares). O prazo de entrega será informado no momento da solicitação. Assim que retirar o seu cartão na entidade, você deve ir a um posto de recarga para validar os créditos. A quantia de créditos computada na data posterior ao bloqueio do cartão será transferida para a nova via.

 

Usuário de passagem escolar: Exija seus direitos!

Denuncie qualquer irregularidade ao Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC (51 3221.5699 e 51 3221.3099). O prazo máximo para confecção da carteira de passagem escolar é de 7 dias úteis a contar da data de solicitação. Não aceite cobranças abusivas. O valor máximo da taxa de confecção da carteira escolar é de 12 passagens escolares.

 

Leia com atenção: Informações adicionais

Não permita a utilização de seu cartão escolar por terceiros, evitando o cancelamento do seu benefício.

Cuide de seu cartão escolar! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.

 

Valor da tarifa

R$ 2,02 (dois reais e dois centavos). A passagem escolar corresponde a 50% do valor da passagem do transporte coletivo urbano de Porto Alegre.